terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Vantagens da Contratação de um Profissional Especializado




Quais os custos e os benefícios da contratação de um profissional especializado para sua obra / reforma?
Para ter um resultado positivo e satisfatório na construção ou na reforma da sua casa não basta ter boas ideias e bons projetos, pois quem irá fazer o que está na cabeça e no papel virar realidade será o pedreiro.
Portanto, deve-se acertar também na hora de contratar um pedreiro e tomar os devidos cuidados para que tudo saia como o planejado. Como em todos os mercados, existem profissionais com várias características, profissionais bons e ruins, lentos e rápidos e assim em diante. Diante disso, é interessante observar algumas dicas para acertar ao contratar um pedreiro para sua obra.
Confira a seguir:

Contratar alguém para “ajudar”

Este é o principal erro cometido pela maioria das pessoas quando decidem contratar um pedreiro. (Ajudar é um ato voluntário que um indivíduo presta a alguém que precisa. Por ser voluntário, ele pode ou não querer realizá-lo) Ora, quando contratamos um profissional, nós não queremos alguém que nos ajude, mas sim que execute o projeto definido com responsabilidade.

Tenha referências e indicações

Sempre é bom ter alguma referência a respeito do pedreiro que se vai contratar. Pergunte a conhecidos, antigos clientes,  peça indicações de bons profissionais, consulte engenheiros, questione sobre os serviços, sobre a índole e o comportamento do profissional. Lembre-se de que informação nunca é demais.

Prefira pedreiros especialistas

A profissão de pedreiro possui várias especialidades diferentes, e nem sempre os profissionais dominam todas elas. O chamado “pedreiro de acabamento” é especialista em assentamento de cerâmicas, porcelanato e, como já diz o nome, outros tipos de acabamentos. Isso não quer dizer que ele não seja capaz de fazer uma parede em alvenaria, mas o pedreiro especialista em alvenaria poderá lhe oferecer um serviço de melhor qualidade.

Evite diárias

Hoje em dia é comum o pedreiro cobrar por diárias — dele e de algum ajudante. Assim, você paga por dia que ele gastar para executar o serviço proposto. Sempre que puder, evite esta modalidade de contratação e sugira que seja por empreitada. Combine pagamentos após alcance de metas, por exemplo, quando acabar o primeiro cômodo receberá X reais, após o término do telhado receberá X reais, deixando sempre uma quantia para a entrega final do serviço. Desta maneira, provavelmente você não verá o pedreiro fazendo “corpo mole” e a sua obra ganhará em eficiência.

Elabore um contrato

Sempre que possível, elabore um contrato para a realização do serviço. Quando um contrato de prestação de serviço é assinado, por mais simples que seja, profissionaliza-se a tarefa, trazendo uma maior responsabilidade ao pedreiro contratado para a sua obra. Procure descrever os serviços e as condições dadas, bem como dados pessoais de ambas as partes. Desta maneira, se algo acontecer o contrato servirá como ferramenta para qualquer acordo.

Acompanhe o desenvolvimento

Para que as dicas acima sejam efetivas, além de segui-las, é preciso acompanhar de perto a obra. Ainda que você não entenda nada de obra, pergunte como determinado processo é feito, para que serve, quanto tempo vai durar etc. Demonstre interesse pelo serviço prestado e não só pelo resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário